Apoio à Descarbonização da Indústria

Home  |  CONSULTORIA   |  Apoio à Descarbonização da Indústria

Apoio à Descarbonização da Indústria

O Apoio à Descarbonização da Indústria enquadra-se num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica.

Podem beneficiar deste apoio empresas de qualquer dimensão ou forma jurídica (não se aplica à criação de novas empresas) do setor da indústria (CAE 10 ao 33); entidades gestoras de parques industriais; consórcios compostos por entidades que traduzam simbioses industriais.

Uma das condições de acesso é contribuir para uma redução média de pelo menos 30% das emissões diretas e indiretas de GEE (gases com efeito de estufa) nas instalações industriais apoiadas.

Os apoios deste aviso assumem a forma de subsídios não reembolsáveis, com taxas de apoio variáveis por tipologia de auxílio.

Tipologias de projetos

1. Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria

– Introdução de novos processos produtos e modelos de negócio inovadores ou a alteração de processos visando a sua descarbonização e digitalização, incluindo:

. tecnologias e soluções limpas e inovadoras de baixo carbono que promovam o uso eficiente dos recursos e a sua circularidade;

. a incorporação de novas matérias primas, de combustíveis derivados de resíduos, incluindo biomassa e biogás;

. o recurso a simbioses industriais e medidas de economia circular, incorporando inovação;

. a substituição e/ou adaptação de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis e vetores de energia renovável;

. medidas que visem a adoção de gases fluorados de reduzido potencial de aquecimento global;

. aumento da eletrificação dos consumos finais de energia.

2. Adoção de medidas de eficiência energética na indústria

– Reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa, em paralelo com a adoção de sistemas de monitorização e gestão de consumos que permitam gerir e otimizar os consumos de energia aproveitando o potencial da digitalização e a automação.

3. Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia

– Promoção da incorporação de hidrogénio e de outros gases renováveis na indústria, designadamente naquelas situações em que as opções tecnológicas custo-eficazes para descarbonização, nomeadamente através da eletrificação, são mais limitadas.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte-nos: info@m4l.pt ou +351 232436394.